terça-feira, 14 de junho de 2011

André da Silva Gomes ( Obra musical )

Da obra de André da Silva Gomes chegaram até nós cerca de 130 partituras, de acordo com informação do musicólogo Régis Duprat. É Duprat quem afirma: "Os músicos da época colonial exerciam a profissão de forma mais avançada do que poderíamos imaginar.

O Tratado de Contraponto, de André da Silva Gomes, revela regras do bem-compor que um bom músico europeu poderia seguir. Os documentos mais antigos de sua composições datam de 1774. Sua composições constam de antífonas, cânticos religiosos, hinos, ladainhas, missas, noturnos, ofertórios, ofícios fúnebres, ofícios da Semana Santa, salmos etc.

A Missa a Cinco Vozes datada do último quarto do século XVIII, pertence ao período de plena maturidade do autor, quando sua dedicação às atividades de mestre-da-capela na Sé de São Paulo era integral. Dividida em onze segmentos, entre eles duas fugas, a peça situa-se num estilo intermediário entre o Barroco e o Classicismo. O manuscrito que chegou até nossos dias é de autoria de Manuel José Gomes, pai do autor de O Guarani, fazendo parte do Arquivo Carlos Gomes, em Campinas, SP.

Segundo especialistas, a obra prima deste compositor luso-brasileiro é a Missa em C (Missa em Dó), que teve uma recente gravação em CD. O álbum apresenta 16 faixas com algumas de suas principais composições, além da própria missa, transcrita por Maria Alice Volpe. As músicas têm interpretação do Brasilessentia Grupo Vocal, sob a regência do maestro Vítor Gabriel. Sua Missa em 5 Vozes é composta de dez segmentos, três para o Kyrie e sete para o Gloria. O destaque é o Cum Sancto Spiritu, que fecha a composição. Ele é glorioso em todos os sentidos, com a utilização de uma plena massa coral e dos recursos instrumentais.

Os "Noturnos de Natal", que assim eram chamados por serem executados na madrugada de Natal, têm oito responsórios, todos tripartidos em allegro, fugato e andante.

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